Por que estou perdendo seguidores no Instagram?
- Tuanny Honesko
- 26 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Você está perdendo seguidores? O que faz um perfil no Instagram perder seguidores?
Em nossas redes sociais, já comentamos sobre métricas de vaidade e assuntos relacionados.
Já pode ser percebido que os números de seguidores têm uma relevância não tão alta quanto o engajamento. Porém, o seguidor é um potencial cliente, que tem acesso ao que você tem a mostrar e dizer todos os dias.
Veja neste post os motivos que podem fazer com que você perca seguidores e como solucioná-los na sua estratégia de Marketing Digital e Social Media.
O tipo de conteúdo é apropriado?
Você fez algum estudo de persona?
Se fez, você sabe o que seu público quer consumir como informação e do que ele precisa, certo? É esse o conteúdo apropriado.
Não conhecer sua persona deixa seu conteúdo sem um norte, não alimenta a persona para que ela se prepare para fechar negócio, não a leva para o próximo estágio da jornada de compra.
Reveja seu conteúdo e se ele está de acordo com essas diretrizes. As pessoas só querem seguir perfis que acrescentem a elas, que podem entreter, resolver problemas ou oferecer qualidade.
Comprar seguidores não vale a pena
Alguma vez na vida você deve ter acessado um perfil com muitos seguidores, mas poucas curtidas e quase nenhum comentário. Esse é um forte sinal de que aquele usuário comprou seguidores.
Não adianta nada um monte de gente conectada à conta se não há interação com a página. Ter seguidores na redes sociais é importante, mas o engajamento é fundamental.
Quando se compra seguidores, muitas vezes as ferramentas angariam usuários falsos e robôs. Ou seja, não são reais usuários do Instagram. Seguidores-fantasma não vão comprar seu produto ou contratar seu serviço.
O objetivo do Instagram para negócios é igual à qualquer outra rede social: aproximar a marca do potencial cliente. Se o seguidor não é real, não tem como virar cliente.
Seguidor não se compra, se conquista. O algoritmo do Instagram é inteligente e sabe muito bem disso, por isso, entrega seu conteúdo aos seguidores reais somente se o seu perfil tiver boa interação.
Popularidade não é influência
Tem marca que é assim: todo mundo conhece, mas poucas pessoas confiam. Popularidade não é influência. Você precisa ser próximo o suficiente do seu público para que os vínculos sejam reais.
Não é lucrativo e interessante para a sua empresa ser seguida por um monte de gente que não está nem aí para o que você tem a oferecer.
Conteúdo excessivamente promocional
Você tem uma rede social para promover seus produtos também, e não somente para isso. Que coisa mais chata entrar no perfil de uma marca e ver somente produto, preço e botão de compra. Ou, pior ainda, ser impactado toda hora pela história da sua empresa, a autopromoção e o quanto você é mais legal que os concorrentes.
Minha mãe sempre diz que quem precisa falar que tem carisma, é porque não tem. Marca que precisa se autopromover falando o quanto é maravilhosa, já sabe...
Como parar de perder seguidores?
Conhece-te a ti mesmo, pergunte e interaja com seus seguidores. Coloque-se a serviço e conquiste organicamente aqueles que vão querer consumir não só o seu produto, mas o que você tem a dizer.
Produza conteúdo interessante e que estimule o compartilhamento, o comentário, o engajamento e a curiosidade pela sua marca, sem que você precise ficar se elevando o tempo todo.
Esteja ligado(a) às novidades, memes, últimas notícias do seu mercado e mostre que você está atualizado(a). Fale a mesma língua que o seu usuário.
Pense nisso se estiver perdendo seguidores: você pode subir devagar, mas nunca cairá, porque sua base será forte. Essa é frase da minha mãe, inclusive.
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