O que dá para medir com o marketing digital?
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2023
O marketing digital ainda parece um pouco abstrato para você? Muitas pessoas estão acostumadas a ver seguidores ou comentários nas redes sociais, mas o marketing digital é muito mais que isso.
Quantas pessoas entraram no seu site
Primeiramente, usando o Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google, você consegue saber quantas visitas totais o seu site teve - isso se chama Tráfego, em marketês.
O tráfego Sessões acusa todas as visitas que o site teve, mesmo que sejam da mesma pessoa. Porém, a mesma ferramenta também mostra os Usuários Únicos, ou seja, o número de pessoas diferentes que acessou seu site.

Quem é o público que acessa seu site - e durante quanto tempo
O Google Analytics tem uma aba que se chama “Público-alvo”, ou seja, você pode começar a sua pesquisa de personas por aí. Ali, você tem dados demográficos, interesses, comportamento e, até mesmo, o tipo de navegador ou celular que a pessoa usa.

Quantas pessoas acessaram seu site a partir de uma busca
Quer saber se sua estratégia de conteúdo está funcionando? Você tem dois caminhos. O primeiro é ver o tráfego orgânico do seu site no Google Analytics, na aba Aquisição -> Todo o tráfego - > Canais -> Organic Search.

O segundo caminho é usar o Google Search Console, outra ferramenta gratuita do Google que foi criada especificamente para medir seu tráfego orgânico, o número de vezes que seu site aparece na busca e quantos cliques você recebeu por meio de busca.

O que as pessoas buscaram para encontrar seu site
No mesmo Google Search Console, clicando em Desempenho, você terá acesso às consultas que os usuários fizeram para chegar até o seu site. Lembramos que Impressões representam quantas vezes o site apareceu nos resultados e Cliques são quantas vezes as pessoas clicaram e caíram no seu site a partir dessas palavras-chave.

Quantas pessoas acessaram seu site a partir das redes sociais, de e-mails ou, até mesmo, digitando seu site no navegador
Lembra-se de quando falamos do tráfego orgânico? Na mesma aba de “Canais” do Google Analytics, você vê qual é a representatividade das outras formas de tráfego ao seu site.
Social: redes sociais
Organic: pesquisa em motores de busca (Google, Bing, etc.)
Direct: tráfego direto, ou seja, quem digitou seu site na barra do navegador - o que quer dizer que já tem seu site decorado, ponto para a sua marca!
Referral: este tráfego vem de outros sites que colocam links para o seu site
Email: tráfego de ações de e-mail marketing, fluxos de nutrição ou, até mesmo, dos rodapés dos seus e-mails
Other: outras formas de tráfego que não englobam as opções acima, ou alguma falta de configuração nos links que levam ao seu site

Seu engajamento nas redes sociais
Todas as redes sociais têm seu próprio Analytics. Neles, você consegue ver o número de pessoas que interagiu com determinado post ou página, os comentários, posts salvos, compartilhamentos e curtidas. Neles, você também consegue ter uma visão geral do seu público.
Lembrando que esses dados só são disponíveis para contas empresariais, ok?!
Quantos negócios foram fechados e por quais meios
Qual é sua conversão? O número de orçamentos pedidos no mês? A entrada em uma determinada página do seu site? Uma compra realizada?
Independentemente do caso, é possível configurar a conversão no Google Analytics, medir quantas vieram de quais canais e qual foi o seu lucro.

A autoridade do seu site (e sua relevância em relação à concorrência)
O Moz é um dos maiores nomes do SEO no mundo. Tanto, que é por meio de um ranking que ele expõe que você consegue medir a autoridade do seu site e a relevância dele perante outros sites.
A autoridade é, basicamente, uma métrica de comparação. Jogue no Link Explorer do Moz o endereço do seu site, guarde esse número e, depois, jogue ali o link do seu maior concorrente. O ranking tem pontuação de 0 a 100, sendo que, quanto mais próximo do 100, mais autoridade você tem.


E aí? Você está ganhando? Veja: a perfeição não existe. Nem o Google chegou a 100 pontos...
Para aumentar sua autoridade, você precisa melhorar sua presença digital, ter sites relevantes linkando para o seu site, cuidar muito bem do SEO, manter o site atualizado e cuidar da velocidade de carregamento das suas páginas.
Não caia nas métricas de vaidade
Foi-se o tempo em que perder seguidores no Instagram era o fim do mundo. O importante agora é ter uma audiência engajada e de qualidade. Por isso, não se deixe levar pelas métricas de vaidade.
Afinal, número de seguidores e likes não enchem barriga, nem engordam sua conta bancária. O importante é atingir as pessoas certas na hora certa.
Se precisar de uma “mãozinha” para esse processo, é só clicar no botão abaixo.
Kommentare