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O que é SEO?

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2023

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para o motor de busca. Um bom SEO é uma estratégia de marketing de conteúdo que faz o site aparecer nas primeiras páginas e posições nos resultados do Google.


Trata-se de um conjunto de boas práticas e regras que fazem com que o site seja bom o suficiente para impactar o usuário em posição de destaque, de forma gratuita.


Por que fazer SEO?


Quando você faz uma pesquisa no Google, os resultados aparecem em uma ordem específica. Seja honesto(a): quantas vezes você já foi até a página 5 dos resultados do Google? Não muitas vezes, eu imagino.


Aí está a importância do SEO. O usuário tende a clicar nos cinco primeiros resultados do Google. Segundo dados compilados pela Rock Content, empresa especialista em Marketing de Conteúdo:

  • O tempo médio gasto na pesquisa é de menos de um minuto;

  • 34,36% dos usuários clicam no primeiro resultado;

  • 60% dos usuários clicam nos três primeiros resultados;

  • 75% dos usuários nem chegam a ir para a segunda página do Google.

Por isso, é fundamental que seu site esteja, pelo menos, nas primeiras páginas de resultados do Google. Preferencialmente, entre as cinco primeiras posições. E o método mais certeiro para conseguir essa façanha é aplicar SEO em seu site.


Como fazer SEO?


Antes de qualquer coisa, você precisa entender quais são as palavras, frases ou perguntas que seu público e persona procuram nos sites de pesquisa, as famosas palavras-chave. Isso é possível usando ferramentas como SEMRush, Ubersuggest, e o próprio Keyword Planner do Google.


Então, é necessário criar textos, vídeos, e-books ou material que faça sentido para esse público com base nas palavras-chave e assuntos encontrados.


O SEO pode ser dividido em duas categorias: on e off-page.


SEO on-page


Essa parte baseia-se no texto em si, no que aparece em seu site. O SEO on-page se preocupa com o uso das palavras-chave corretas, as indicações de títulos, listas, o tamanho dos parágrafos e, principalmente, se você responde à pesquisa que a audiência fez.


Além disso, na postagem, é essencial que se configurem meta descrição e meta título, que são exatamente o que vai aparecer na pesquisa, como no exemplo abaixo.


SEO off-page


Aqui, tudo se refere a o que está fora do seu site. Se outros sites “linkam” (ou seja, indicam) para o seu site nos textos, o Google interpreta isso como uma indicação de autoridade - você é bom e outras empresas ou pessoas reconhecem.


Obviamente, quanto maior a autoridade do site que indica você, maior pode ser o seu rankeamento no Google.


Para o off-page, também vale aparecer em fóruns, comentários e, indiscutivelmente, nas redes sociais.


Como saber se estou fazendo SEO certo? Como medir?



Antes de planejar uma pauta, ou assim que você recebe um texto, utilize as ferramentas que mencionamos acima. Depois disso, tendo um site conectado ao Google Analytics e ao Google Search Console, você pode analisar os dados e modificar sua estratégia ou prosseguir com ela - caso tenha dado resultado.


Complexo? Parece, mas não é. É para isso que estamos aqui: podemos simplificar cada um dos detalhes em uma assessoria de conteúdo.

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