O que são palavras-chave?
- Tuanny Honesko
- 26 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2023
Em Marketing, temos conceitos principais que pautam quase todo o nosso trabalho. As palavras-chave são essenciais. Ok, mas o que são palavras-chave? Acompanhe!
Busca na internet
Você vai viajar para a Ilha do Mel no Carnaval e precisa reservar uma pousada por lá. Primeiramente, parabéns, ótima escolha. Como você resolveu fazer reservando você mesmo todo o rolê, o mais fácil é jogar no Google “pousadas na Ilha do Mel”.
Você precisa de uma caixa de areia para o seu gato. Mas não pode ser qualquer caixa de areia, precisa ser daquelas fechadas com filtro de carvão, porque realmente é meio chato que venha um cheiro indesejado do cantinho das necessidades do bichano. Você prefere comprar online, não vai ter tempo de procurar em uma loja física porque a vida é corrida mesmo. Então, você joga no Google “caixa de areia fechada gato”.
Você vai sair jantar com o crush, o contatinho, o broto (peguei pesado, eu sei). Você sabe que a pessoa amada adora pizza napolitana, e você mora no centro de Vitória, no Espírito Santo. Então, você procura no site de busca “pizzaria napolitana centro vitoria es”.
É só isso: “pousadas na Ilha do Mel”, “caixa de areia fechada gato” e “pizzaria napolitana centro vitoria es” são palavras-chave. Achou que era mais difícil, não é?
Palavra-chave é o termo utilizado pelo seu público nos motores de busca para chegar até um resultado. Todo mundo usa palavras-chave diariamente, o tempo todo. Elas indicam exatamente o que a pessoa quer saber, quer comprar, quer encontrar.
Para que servem as palavras-chave?
Entender suas palavras-chave é entender seu consumidor. Usamos as palavras-chave para tudo! Todo planejamento de marketing de conteúdo e redes sociais gira em torno delas, seja na escolha de pautas a serem escritas, anúncios ou divisão de categorias em uma loja online. Elas guiam o que é Marketing Digital.
O tamanho da “cauda” das palavras-chave
“Cauda? Palavra-chave não é bicho e não tem rabo, do que você está falando?”
É, eu sei, mas é assim que o marketês gosta de tratar o tamanho e especificidade de uma palavra-chave.
Palavras-chave gerais, como “moda feminina”, “smartphone barato” ou “geladeira frost free” vão trazer resultados muito variados, por isso, a concorrência entre elas é grande e o volume de pesquisas também. Na hora de fazer um anúncio usando essas palavras-chave, a conta pode sair cara. Porém, fazer conteúdo para elas, as palavras-chave raiz ou semente, é bastante importante para qualquer empresa.
Agora, quanto mais termos tiver e mais específica for a pesquisa, menos resultados vão aparecer - porém, eles serão certeiros. Se a sua empresa oferece serviços de exame médico admissional em Porto Alegre, está aí uma palavra-chave perfeita para você, bastante específica, a famosa cauda longa.
Como descobrir as palavras-chave perfeitas para a minha empresa?
Há ferramentas perfeitas para isso, como Google Keyword Planner (que é excelente, do próprio Google e conectada ao Google Ads), Übersuggest, SEMRush, Keyword Tool e KWFinder. Elas são relativamente fáceis de usar e entregam informações como palavras-chave relacionadas, volume de busca e, em alguns casos, ideias de posts, tamanho de texto ideal e sites que estão performando bem com aquelas palavras.
O Google Trends também faz um serviço maravilhoso de comparação entre duas palavras-chave, definindo qual tem o maior volume de busca - e isso pode até ser especificado por região do Brasil.
Você também pode contratar uma empresa para fazer esse estudo para você. E, não querendo ser chata, mas já sendo… a Ajuda Tereza faz isso e, ainda, planeja os conteúdos para serem feitos nos próximos três meses, usando boas práticas para que sua empresa seja encontrada nos sites de busca.
Comments