top of page

O que são palavras-chave?

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 26 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Em Marketing, temos conceitos principais que pautam quase todo o nosso trabalho. As palavras-chave são essenciais. Ok, mas o que são palavras-chave? Acompanhe!


Busca na internet


Você vai viajar para a Ilha do Mel no Carnaval e precisa reservar uma pousada por lá. Primeiramente, parabéns, ótima escolha. Como você resolveu fazer reservando você mesmo todo o rolê, o mais fácil é jogar no Google “pousadas na Ilha do Mel”.


Você precisa de uma caixa de areia para o seu gato. Mas não pode ser qualquer caixa de areia, precisa ser daquelas fechadas com filtro de carvão, porque realmente é meio chato que venha um cheiro indesejado do cantinho das necessidades do bichano. Você prefere comprar online, não vai ter tempo de procurar em uma loja física porque a vida é corrida mesmo. Então, você joga no Google “caixa de areia fechada gato”.


Você vai sair jantar com o crush, o contatinho, o broto (peguei pesado, eu sei). Você sabe que a pessoa amada adora pizza napolitana, e você mora no centro de Vitória, no Espírito Santo. Então, você procura no site de busca “pizzaria napolitana centro vitoria es”.

É só isso: “pousadas na Ilha do Mel”, “caixa de areia fechada gato” e “pizzaria napolitana centro vitoria es” são palavras-chave. Achou que era mais difícil, não é?


Palavra-chave é o termo utilizado pelo seu público nos motores de busca para chegar até um resultado. Todo mundo usa palavras-chave diariamente, o tempo todo. Elas indicam exatamente o que a pessoa quer saber, quer comprar, quer encontrar.


Para que servem as palavras-chave?


Entender suas palavras-chave é entender seu consumidor. Usamos as palavras-chave para tudo! Todo planejamento de marketing de conteúdo e redes sociais gira em torno delas, seja na escolha de pautas a serem escritas, anúncios ou divisão de categorias em uma loja online. Elas guiam o que é Marketing Digital.


O tamanho da “cauda” das palavras-chave


“Cauda? Palavra-chave não é bicho e não tem rabo, do que você está falando?”

É, eu sei, mas é assim que o marketês gosta de tratar o tamanho e especificidade de uma palavra-chave.


Palavras-chave gerais, como “moda feminina”, “smartphone barato” ou “geladeira frost free” vão trazer resultados muito variados, por isso, a concorrência entre elas é grande e o volume de pesquisas também. Na hora de fazer um anúncio usando essas palavras-chave, a conta pode sair cara. Porém, fazer conteúdo para elas, as palavras-chave raiz ou semente, é bastante importante para qualquer empresa.


Agora, quanto mais termos tiver e mais específica for a pesquisa, menos resultados vão aparecer - porém, eles serão certeiros. Se a sua empresa oferece serviços de exame médico admissional em Porto Alegre, está aí uma palavra-chave perfeita para você, bastante específica, a famosa cauda longa.


Como descobrir as palavras-chave perfeitas para a minha empresa?

Há ferramentas perfeitas para isso, como Google Keyword Planner (que é excelente, do próprio Google e conectada ao Google Ads), Übersuggest, SEMRush, Keyword Tool e KWFinder. Elas são relativamente fáceis de usar e entregam informações como palavras-chave relacionadas, volume de busca e, em alguns casos, ideias de posts, tamanho de texto ideal e sites que estão performando bem com aquelas palavras.


O Google Trends também faz um serviço maravilhoso de comparação entre duas palavras-chave, definindo qual tem o maior volume de busca - e isso pode até ser especificado por região do Brasil.


Você também pode contratar uma empresa para fazer esse estudo para você. E, não querendo ser chata, mas já sendo… a Ajuda Tereza faz isso e, ainda, planeja os conteúdos para serem feitos nos próximos três meses, usando boas práticas para que sua empresa seja encontrada nos sites de busca.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page