Em quais redes sociais minha empresa precisa estar?
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2023
A resposta para a pergunta do título é: depende. Ok, isso não ajuda muito, não é? Para compreender e decidir em que redes sociais a sua empresa precisa estar, porém, é necessário observar diversas variáveis.
Neste post, trazemos os pontos de atenção para que você mesmo(a) tome essa decisão, de maneira baseada em informação.
Esteja onde os negócios estão
Se você tem uma empresa B2B, a primeira questão é entrar no LinkedIn. É lá que estão os tomadores de decisão, empresários, líderes.
O LinkedIn é a rede social profissional, dos negócios. E a gente sabe que criar relacionamento com outras empresas é meio caminho andado para garantir a sobrevivência da sua, não é?
Mas, além do LinkedIn, muitos setores têm seus próprios “refúgios”: as redes sociais de nicho e os fóruns especializados. Se você não está neles, está perdendo uma chance de protagonismo no seu segmento.
Veja a lista abaixo. Sua empresa se identifica com algum desses setores? Se a resposta for afirmativa, não perca tempo.
Skoob: para leitores
TripAdvisor: para viajantes ou empresas de viagem
Flickr: para fotografias originais
Last.fm, Spotify, Deezer: para música
Pip: gastronomia
LinkLei: para advogados
Houzz e Archilovers: para arquitetos e decoradores
Há muitos outros, ao alcance de uma busca no Google.
Esteja onde seus clientes estão
Se a sua persona é o dono de uma empresa, reforçamos a presença no LinkedIn. Porém, e se o seu nicho é moda teen? TikTok e Instagram!
Seu foco tem a ver com produtos para a casa ou faz parte do nicho Gospel? O Facebook é uma boa pedida.
Agora, se você quer compartilhar dicas de e-commerce ou marketing digital, vemos um crescimento gigante nos grupos do Telegram.
Com um bom estudo de persona, você descobre quais redes sociais seus clientes estão utilizando.
Esteja onde seus concorrentes estão
Você sabe que estudar a concorrência constantemente faz parte do marketing digital. Já falamos muito sobre isso. Monitore as redes sociais em que seus maiores concorrentes estão produzindo conteúdo de qualidade e vá “dar trabalho” para eles.
Esteja onde seu produto ou serviço vai brilhar
Se você é um arquiteto, tem uma loja de roupas, é um maquiador, ou lida com qualquer setor que seja extremamente visual, estar no Instagram é imprescindível, por se tratar de uma rede social essencialmente visual. O mesmo serve para o Pinterest.
Para mostrar ainda melhor o seu trabalho, nos mínimos detalhes, você pode fazer vídeos e tutoriais para o YouTube. Os famosos “antes e depois” têm muito apelo.
O Medium, por exemplo, é perfeito para artigos, notícias e textos. Se você é escritor, jornalista ou usa dos recursos textuais para seu trabalho, esteja lá.
Pela facilidade de compartilhamento de links, imagens e vídeos, o Facebook pode ser essencial se você quiser levar alguém para fora da plataforma, por exemplo.
Em suma, use a inteligência, conheça seu produto e seu público. E, se precisar, pode contar com nossa assessoria.
Comments