top of page

A diferença entre popularidade e influência nas redes sociais

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 26 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Podem até parecer iguais ou interdependentes, mas a realidade é que popularidade e influência são questões diferentes quando se fala em Marketing Digital.

Acompanhe abaixo por que um conceito não é igual ao outro.


Popularidade

Há um fenômeno em redes sociais que chamamos de métricas de vaidade. Basicamente, elas mostram quão popular você é. Nessa realidade, entram o número de seguidores e o número de likes, por exemplo.


Trata-se, basicamente, das características que pautavam a “importância” de uma marca ou pessoa dentro da rede social, principalmente quando se iniciou a onda do Instagram, lá em 2012, por aí.


Era isso que era importante: ter milhares de seguidores, milhares de curtidas nas fotos, muito, mas muito tráfego na sua página. Porém, isso se tornou insuficiente.


Influência

Será que todas as pessoas com milhões de seguidores e milhares de likes têm algo a dizer? Será que, se trouxessem um produto ou serviço para a sua audiência, as pessoas comprariam? Essa pessoa popular na internet tem influência?


Pois é, aí que mora o problema.


O que torna uma pessoa popular na internet um influenciador digital é a importância dada às suas opiniões e a qualidade do conteúdo que esse indivíduo posta. Influência é ter uma opinião que faz com que outras pessoas mudem o comportamento ou consumam algo porque você disse o que é melhor a ser feito.


E influência não se impõe, não se compra, se conquista. É um trabalho árduo conquistar o título de influenciador, e realmente envolve um bom planejamento de conteúdo, regularidade de postagem, prover informações assertivas e sinceras.


Dessa forma, as métricas mudam. Os seguidores e os likes são um “a mais”, mas o que importa mesmo é a quantidade de posts salvos e compartilhados, além de comentários que afirmem a influência como “comprei porque você indicou”, por exemplo.


Marketing de influência

Existe até uma vertente do trabalho de marketing chamada marketing de influência. As pessoas que atuam nessa área são, na maioria das vezes, contratadas por uma empresa e têm a missão de encontrar influenciadores que possam ser interessantes para a divulgação da marca.


Nesse contexto, o marketing de influência não vai mais se preocupar tanto com o número de pessoas que seguem o influenciador, mas com o impacto que as postagens dele têm no público-alvo em questão.


Então, quando for pensar em alguém para divulgar seus produtos e serviços, lembre-se que a popularidade pode até funcionar (já que o conteúdo é pulverizado para muitas pessoas), mas, sem dúvidas, o que importa é a influência.


E ninguém melhor para ser o influenciador da sua empresa do que ela mesma. Portanto, invista em conteúdo de qualidade, que engaje e seja tão relevante que a sua audiência não possa sair da sua página sem salvá-lo e passá-lo adiante.


Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso ;)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page