top of page

5 dicas para usar hashtags nas redes sociais

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 31 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

As hashtags permeiam quase todas as comunicações nas redes sociais, e estão para os posts como as palavras-chave estão para a estratégia de marketing de conteúdo.


O uso das hashtags, porém, pode ser equivocado ou confuso para algumas empresas e pessoas. Entenda neste post a importância das hashtags para cada rede social e para o marketing digital como um todo.


O que são hashtags?


Hashtags são sinalizações de assunto, explicando de forma bem básica. É como se você colocasse uma etiqueta no seu post avisando que o tema da postagem é aquele. Utilizá-las serve para taggear (etiquetar) e unir posts com um mesmo enfoque.


Num post de redes sociais, elas aparecem sempre com o sinal # na frente. Assim:

  • Hashtags no Facebook

  • Hashtags no Instagram

  • Hashtags no LinkedIn

  • Hashtags no Twitter. Aqui, você vê que as hashtags mais usadas aparece na barra lateral do Twitter como tendências. Esses são os famosos TTs: Trending Topics.

Isso é uma hashtag. No Instagram é possível seguir uma hashtag diretamente e ver no seu aplicativo diversos posts de pessoas e empresas diferentes, mas sobre o mesmo assunto.


Dicas para usar hashtags


Abaixo, fizemos uma lista de boas práticas para o uso de hashtags nas redes sociais. Se ficar com alguma dúvida, é só chamar a gente!


1. De olho na concorrência

Empresas concorrentes que já usam hashtags são ótimas referências. Lembre-se de que é necessário ter “um olho no peixe e outro no gato”, ou seja, cuidar do seu, mas sempre observar quem está no mesmo mercado que você. Que tal usar a mesma hashtag?


Quem segue a hashtag verá sua concorrente e verá você também. Aí, é lutar para que o seu post seja mais chamativo que o da concorrência, e você conseguirá novos seguidores e possíveis clientes.


2. De olho no mercado e nas atualidades

Porém, não basta olhar somente a concorrência. Você está vendo o que o mercado em que você atua está postando? Mais que isso: você conhece os memes?


Quem está na internet, não está só procurando coisa para comprar ou contratar. Por isso, você precisa entreter essa galera e se destacar na timeline do usuário.


Faça um post sobre um assunto do momento relacionando-o com o seu negócio, e use a hashtag que está em alta.


3. Localização

Se você tem um negócio que abrange determinada localidade, usar uma hashtag com a localidade faz todo sentido. #advogadotrabalhistapr, por exemplo, indica que você é um advogado trabalhista no Paraná. Parece óbvio? E é. Então, comece a usar. O mesmo serve para #acarajebahia, #musicogoiano e #jardinagemcaraguatatuba.


Além disso, você pode usar a hashtag do local separadamente, como #portoalegre #sampa #errejota (galera adora esse #errejota). Porém, saiba que você vai concorrer com todas as pessoas e empresas que estão usando essa tag, e podem não ter nada a ver com o seu negócio.


4. O Instagram é seu melhor amigo

Como você já deve ter percebido, o uso mais massivo de hashtags está no Instagram, e é lá que elas funcionam melhor. Se você precisa de hashtags para determinado post, experimente escrever uma palavra-chave e ver o que aparece. O próprio Instagram indicará as hashtags mais usadas que contêm aquela palavra.


As dicas e tendências de hashtags no Instagram aparecem com a indicação de em quantas publicações a tag já apareceu.


Aí, cabe a você decidir qual hashtag vale a pena e se você quer escolher com maior ou menor volume. Quanto mais específica a expressão, mais nichada a audiência. Quanto mais nichada a audiência, mais qualificada para compra ou contratação. É a mesma regra da palavra-chave.


Usar hashtags no Instagram é, praticamente, instintivo.


5. Não exagere

Pode usar hashtags e todos os posts? Pode!

Pode colocar 15 hashtags em cada post? Não!


O recomendado é de uma a sete hashtags. E sete já é demais. Não é possível que você esteja falando sobre sete assuntos ao mesmo tempo em apenas um post...


Não use hashtag em #cada #palavra #que #você #escrever. Além de ser visualmente horroroso, atrapalha a leitura do seu público e não adianta de nada. Hashtag é usada para sinalizar que aquele assunto está sendo tratado, lembre-se disso.


Colocar um monte de hashtags no meio do textão deixa tudo confuso e chato.

Utilize hashtags com parcimônia.

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
Post: Blog2_Post
bottom of page