5 dicas para usar hashtags nas redes sociais
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
As hashtags permeiam quase todas as comunicações nas redes sociais, e estão para os posts como as palavras-chave estão para a estratégia de marketing de conteúdo.
O uso das hashtags, porém, pode ser equivocado ou confuso para algumas empresas e pessoas. Entenda neste post a importância das hashtags para cada rede social e para o marketing digital como um todo.
O que são hashtags?
Hashtags são sinalizações de assunto, explicando de forma bem básica. É como se você colocasse uma etiqueta no seu post avisando que o tema da postagem é aquele. Utilizá-las serve para taggear (etiquetar) e unir posts com um mesmo enfoque.
Num post de redes sociais, elas aparecem sempre com o sinal # na frente. Assim:
Hashtags no Facebook
Hashtags no Instagram
Hashtags no LinkedIn
Hashtags no Twitter. Aqui, você vê que as hashtags mais usadas aparece na barra lateral do Twitter como tendências. Esses são os famosos TTs: Trending Topics.
Isso é uma hashtag. No Instagram é possível seguir uma hashtag diretamente e ver no seu aplicativo diversos posts de pessoas e empresas diferentes, mas sobre o mesmo assunto.
Dicas para usar hashtags
Abaixo, fizemos uma lista de boas práticas para o uso de hashtags nas redes sociais. Se ficar com alguma dúvida, é só chamar a gente!
1. De olho na concorrência
Empresas concorrentes que já usam hashtags são ótimas referências. Lembre-se de que é necessário ter “um olho no peixe e outro no gato”, ou seja, cuidar do seu, mas sempre observar quem está no mesmo mercado que você. Que tal usar a mesma hashtag?
Quem segue a hashtag verá sua concorrente e verá você também. Aí, é lutar para que o seu post seja mais chamativo que o da concorrência, e você conseguirá novos seguidores e possíveis clientes.
2. De olho no mercado e nas atualidades
Porém, não basta olhar somente a concorrência. Você está vendo o que o mercado em que você atua está postando? Mais que isso: você conhece os memes?
Quem está na internet, não está só procurando coisa para comprar ou contratar. Por isso, você precisa entreter essa galera e se destacar na timeline do usuário.
Faça um post sobre um assunto do momento relacionando-o com o seu negócio, e use a hashtag que está em alta.
3. Localização
Se você tem um negócio que abrange determinada localidade, usar uma hashtag com a localidade faz todo sentido. #advogadotrabalhistapr, por exemplo, indica que você é um advogado trabalhista no Paraná. Parece óbvio? E é. Então, comece a usar. O mesmo serve para #acarajebahia, #musicogoiano e #jardinagemcaraguatatuba.
Além disso, você pode usar a hashtag do local separadamente, como #portoalegre #sampa #errejota (galera adora esse #errejota). Porém, saiba que você vai concorrer com todas as pessoas e empresas que estão usando essa tag, e podem não ter nada a ver com o seu negócio.
4. O Instagram é seu melhor amigo
Como você já deve ter percebido, o uso mais massivo de hashtags está no Instagram, e é lá que elas funcionam melhor. Se você precisa de hashtags para determinado post, experimente escrever uma palavra-chave e ver o que aparece. O próprio Instagram indicará as hashtags mais usadas que contêm aquela palavra.
As dicas e tendências de hashtags no Instagram aparecem com a indicação de em quantas publicações a tag já apareceu.
Aí, cabe a você decidir qual hashtag vale a pena e se você quer escolher com maior ou menor volume. Quanto mais específica a expressão, mais nichada a audiência. Quanto mais nichada a audiência, mais qualificada para compra ou contratação. É a mesma regra da palavra-chave.
Usar hashtags no Instagram é, praticamente, instintivo.
5. Não exagere
Pode usar hashtags e todos os posts? Pode!
Pode colocar 15 hashtags em cada post? Não!
O recomendado é de uma a sete hashtags. E sete já é demais. Não é possível que você esteja falando sobre sete assuntos ao mesmo tempo em apenas um post...
Não use hashtag em #cada #palavra #que #você #escrever. Além de ser visualmente horroroso, atrapalha a leitura do seu público e não adianta de nada. Hashtag é usada para sinalizar que aquele assunto está sendo tratado, lembre-se disso.
Colocar um monte de hashtags no meio do textão deixa tudo confuso e chato.
Utilize hashtags com parcimônia.
Комментарии