Saiba o que é e-mail marketing e turbine sua campanha
- Jessyca Dias
- 11 de jul. de 2021
- 8 min de leitura
Entender o que é e-mail marketing e como aplicá-lo no cotidiano da sua estratégia de marketing é essencial. Principalmente porque e-mail marketing era visto uma ferramenta de estratégias ultrapassadas.
Porém, a verdade é que essa fama ruim veio do mau uso para se conectar com as pessoas, basicamente sendo lembrado apenas como uma maneira de lotar sua caixa de e-mail e ser marcado como spam, não é?
Hoje em dia, muitas empresas utilizam dessa estratégia para se aproximarem mais dos leads e prospects, além da entrega de conteúdos relevantes, afinal, a pessoa assinou a newsletter para receber informação.
Leads são pessoas que mostram interesse em seu produto ou serviço.
Por que usar e-mails?
Pessoas que querem estar conectadas precisam de e-mail. Utilizamos para muitas coisas, tanto para assuntos pessoais, quanto para o trabalho. É uma maneira pessoal e exclusiva de entrar em contato com alguém. Assim, fornecer esse endereço eletrônico para uma empresa, significa confiança e o desejo de receber conteúdo sobre o que você oferece.
O grande segredo é saber quem são as pessoas certas quando queremos encaminhar a mensagem - as personas. Com o e-mail marketing, temos o controle de identificar se a mensagem está chegando e, assim, nutrir leads com conteúdo.
Sobre flexibilidade, o formato do e-mail é o carro chefe. Não há limite de caracteres como em redes sociais, você pode utilizar imagens, gifs, além dos recursos multimídia. Se o conteúdo for mais extenso, pode-se incluir links externos e direcionar o leitor para a página que você quiser.
O custo-benefício também é um dos melhores.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma forma de fazer publicidade online por meio do contato por e-mail entre empresas e seus atuais ou potenciais clientes. Pode gerar impacto aos destinatários, ajudando a fidelizar e até, em alguns casos, a prospectar novos clientes.
É uma forma de fazer publicidade digital por meio de conteúdo por e-mail entre empresas e clientes, sendo esses potenciais ou atuais. Contudo, para entender melhor o que é e-mail marketing, você precisa conhecer como tudo começou.
Foi na década de 70 que Gary Thuerk, o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, foi pioneiro na indústria de computadores, enviando mais de 400 e-mails com a intenção de promover os computadores da empresa, resultando em torno de 13 milhões de dólares em vendas.
Somente nos anos 90 que as coisas realmente decolaram e a internet fez do simples e-mail uma comunicação em massa. No entanto, as mensagens enviadas não tinham muita relevância, trazendo aborrecimentos a quem recebia e o retorno bem baixo para empresas que contratavam a estratégia.
Hoje, para ter contato mais fluido com o cliente, a mudança da estratégia na utilização do e-mail marketing tem como objetivo engajar a audiência, promover conteúdos da marca e educar leads. Além de ajudar na trajetória do funil de vendas.

Qual é a função do e-mail marketing na estratégia digital?
Engajar sua comunicação individualmente, personalizando a experiência;
Promover conteúdos como lançamentos de produtos, novidades e ofertas exclusivas;
Encurtar o caminho para as vendas, promovendo produtos e serviços;
Educar e nutrir os leads desde o primeiro contato até o momento final, aquele que se fecha negócio.
Vantagens do e-mail marketing
Existem várias vantagens e benefícios para quem emprega o e-mail marketing na estratégia de comunicação:
Permite contato personalizado com o público-alvo;
O e-mail é democrático e, mesmo que algumas pessoas não usem redes sociais, todos que utilizam a internet têm uma conta de e-mail;
Pode-se enviar vários tipos de materiais multimídia: imagens, vídeos, links e etc.;
É possível otimizar os disparos ao organizar os interesses dos contatos, segmentando o público que irá receber o conteúdo;
O custo é baixo comparado a outras modalidades de promover campanhas.
Tipos de e-mail marketing
Quem não gosta de receber um bom conteúdo?
Somos diariamente bombardeados com informações na internet, mas nem sempre são as que queremos realmente consumir. Enviar material relevante e pensado para o cliente é o que destaca a empresa.
O e-mail marketing pode realizar diversos tipos de campanhas de maneira objetiva, para serem recebidas pela pessoa certa. Mas, para isso, é necessário definir o objetivo e escolher o tipo ideal para cada e-mail.
Abaixo, você vai conhecer alguns tipos de e-mail marketing.
Newsletter
É um e-mail informativo, como um boletim. De distribuição regular a assinantes, pode-se atualizar com assuntos que interessam.
Boas vindas
Assim que o cliente faz o cadastro, ele deve receber um e-mail de boas-vindas com “spoilers” do que ele vai receber, como campanhas e o conteúdo da empresa. É aqui que ele deve se sentir próximo e assistido por você.
E-mails promocionais
Como bem diz o nome, é aquele que oferece um produto ou oferta para o cliente. É o tipo de e-mail que precisa ser objetivo e que chame a atenção com uma boa mensagem visual.
O jogo aqui é prender a atenção do cliente para que ele consuma o produto/serviço oferecido. É nesse momento que você deve utilizar a call-to-action, que explicaremos mais abaixo.
E-mails sazonais
Sabe aquela data comemorativa, aquele feriado, a black friday? É quando você deve enviar o e-mail sazonal com promoções especiais!
E-mail para cliente inativo
Cliente inativo é aquele que não tem aberto mais os e-mails que você encaminha, ou que deixou de consumir o produto oferecido, mas ainda tem algum contato com a empresa.
O segredo é mapear esses clientes e o histórico deles, para encaminhar conteúdo que desperte a curiosidade.
Tipos de envio
Algumas ferramentas e a evolução do marketing digital permitem dois tipos de envio de e-mail marketing. Veja abaixo.
Disparo de e-mail marketing
Esse é o nome dado para o tipo de e-mail enviado em grande quantidade e de uma vez só. Pode ser segmentado e personalizado.
Automação e-mail marketing
Com o uso de tecnologia, a automação serve para reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência na hora de enviar o e-mail.
É uma das principais ferramentas para encaminhar conteúdo e nutrir leads na jornada de funil de vendas.
Por meio de um gatilho, como inscrição em um formulário, o lead entra automaticamente num grupo que receberá e-mail já programados. Assim, você não precisa enviar o conteúdo manualmente toda vez que alguém entrar em sua base de leads.
5 ferramentas que automatizam o e-mail marketing
Já pensou ter todo o trabalho com a campanha de e-mail marketing, ela não chegar na caixa de entrada do cliente e ir direto para a caixa de spam?
Parece um pesadelo, mas acontece se não houver um bom título, com conteúdo de qualidade e a lista certa de contatos que irão receber o que você produziu.
As ferramentas de e-mail marketing estão disponíveis para serem usadas e facilitar que as mensagens sejam entregues, além de ajudar e facilitar o planejamento.
Abaixo, você pode conhecer algumas das melhores ferramentas.
MailChimp
Uma das ferramentas mais utilizadas para e-mail marketing, o MailChimp é gratuito e oferece vários recursos básicos para quem está começando. Poder criar layouts personalizados e listas, e tem a possibilidade de mensurar os resultados das campanhas.
Locaweb
Além de hospedar sites e blogs, a Locaweb oferece vários recursos. Um deles é o e-mail marketing. Os valores são acessíveis e a ferramenta gerencia com qualidade e envio rápido.
LeadLovers
Contando com recursos essenciais como funil de relacionamento, a Leadlovers é uma plataforma que ajuda na nutrição e captação de leads e vendas online para sua empresa.
Sendo uma ferramenta paga, é bem completa e oferece vários recursos para uma estratégia de Marketing Digital.
RD Station
Uma das ferramentas mais populares no meio, é considerada “uma faz tudo” para automatizar suas campanhas.
Para garantir uma ação certeira, a RD Station busca entender as interações do cliente para garantir o sucesso da campanha de Marketing Digital no momento certo.
Egoi
Ferramenta gratuita, com a Egoi você consegue automatizar mensagens, criar newsletters segmentadas junto com as campanhas, entre outras funcionalidades.
Como planejar e fazer campanhas de e-mail marketing?
Um bom planejamento é a base para o e-mail marketing de sucesso.
Sabemos que é muito fácil irritar um consumidor enquanto queremos engajar. Não estar presente na caixa de e-mails pode fazer com que seu cliente esqueça da existência da empresa.
Por outro lado, se você enviar muitos e-mails e passar dos limites, pode esperar sentado, pois você será enviado para o spam ou, até mesmo, terá a assinatura do cliente cancelada.
Para saber o ponto ideal, é importante entender o consumidor e planejar a partir da necessidade que é apresentada.
Tenha em mente que, para atingir uma boa regularidade de envio de e-mails, é necessário saber qual o melhor horário. Conheça a persona. Métricas e testes devem ser usados para esse caso.
Fazer testes a partir de um e-mail por semana para conhecer as preferências e interação dos destinatários fará a diferença para fidelizar o cliente. Ainda que não seja a quantidade de e-mails durante a semana que fará com que se apegue a marca/empresa, é muito importante ter essa quantidade em mente para não exagerar.
Conhecer as pessoas que compõem a base de e-mails é essencial, e há várias maneiras de conseguir isso: histórico de compras, cadastro ou produtos visualizados (no caso de um e-commerce).
Landing pages são de grande ajuda na conversão e na captação de informações essenciais para criação e segmentação de mailings.
Elementos importantes que compõem um e-mail marketing
Já pensou o quão trabalhoso pode ser ter que criar um novo e-mail marketing para cada envio? Sua empresa não teria funcionários o suficiente, não é? Por isso, quando falamos sobre o envio dos e-mails, o ideal é que exista um modelo que permita ter imagens e textos alterados para cada campanha. Isso vai poupar tempo, além do público ficar familiarizado e conseguir identificar sua marca dentro do e-mail marketing.
No modelo padrão do seu e-mail marketing, devem conter os seguintes itens:
Cabeçalho
No topo do seu e-mail marketing, deve-se colocar o cabeçalho, permitindo que o cliente reconheça sua empresa. Você também deve destacar o logo e informações que considere importantes. Aqui, podem entrar suas redes sociais ou outras maneiras de contato.
Nome do cliente
Quanto mais pessoal e personalizado for o e-mail, mais único um cliente vai se sentir. Esse é o básico para uma campanha de sucesso. Para isso, o ideal é utilizar sempre o nome do destinatário já no começo.
Equilíbrio visual
Mensagens somente com imagens podem ser marcadas como spam, e as chances de cair na caixa de spam do destinatário são enormes. Então, além de imagens, sempre utilize textos.
Layout com as dimensões certas
O tamanho padrão de peças em e-mail marketing é de 600 pixels de largura. Neste formato, pode ser visualizado tanto por leitores no Google ou Hotmail. Não se esqueça de que o e-mail deve ser responsivo e se adaptar a qualquer tamanho de tela.
Call-to-Action
O botão “call-to-action” é aquele ao qual o cliente vai clicar para comprar o produto, ser redirecionado ou realizar qualquer ação que você planejou. Deve ser um botão bem visível, com cores chamativas e com um bom tamanho para quem for abrir o e-mail pelo celular. Não se esqueça de encontrar a posição estratégica!
Como fazer um e-mail marketing sem torná-lo chato e invasivo?
Agora que você já sabe o que não pode e o que deve fazer para ter sucesso na sua estratégia com o e-mail marketing, precisa entender que os detalhes fazem toda a diferença com o seu público.
Defina os objetivos
Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.
Ofereça um conteúdo relevante
Criar conteúdo de qualidade e que seja o que seu cliente busca é o que tem de mais valioso. Crie materiais interessantes, cativantes e com linguagem simples. Seu conteúdo deve beneficiar quem o consumir.
Menos é mais
Mantenha os textos curtos e objetivos, sustentando a ideia central sempre ativa e em evidência.
Segmente quem irá receber o conteúdo
Personalizar a campanha é importante, ainda mais para atingir o público-alvo. Nem você, nem seu cliente querem perder tempo, então, segmentar a lista de e-mails de acordo com o objetivo da sua campanha é muito importante.
Design
Em um e-mail marketing, o design é essencial. A atenção é retida com a boa mistura de elementos e cores que chamam atenção e garantem que a mensagem seja aberta, lida e entendida. Isso garante cliques e vendas para a empresa.
Design deve ser visto como investimento para causar o impacto visual desejado, junto da campanha de e-mail marketing.
Monitore os resultados
Boa parte do trabalho da campanha de e-mail marketing vem só depois que você clica no botão de envio. Monitorar taxas de abertura, cliques e conversão é o que permite que você tenha controle e saiba se a campanha está atingindo ou não o resultado esperado.
Está pronta para adotar o e-mail marketing na sua estratégia digital?
Em conclusão, os e-mails valiosos para quem quer vender mais, criar e aumentar o relacionamento da marca com o cliente.
Pessoas querem uma experiência única, e com o toque pessoal de alguém que realmente se importa com elas. Essa é a base da criação do relacionamento com o cliente.
Ainda que as redes sociais estejam sempre em alta, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais pessoais e personalizáveis para se conversar com aqueles que têm interesse no que você oferece.
E aí, tá pronta? :)
Se quiser ajuda, é só entrar em contato com a gente!
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