top of page

O que é Inbound Marketing?

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Para definirmos o que é Inbound Marketing, é necessário falar, primeiro, sobre o Outbound Marketing. Parece difícil, mas não é.


O Outbound Marketing


O outbound acontece quando você chega até o cliente, ou seja, quando você coloca seu anúncio de produto ou serviço para fora (“OUT”) da sua empresa. A propaganda era feita quase integralmente dessa forma antes dos meios digitais. Quer exemplos? Panfletos, outdoors, propagandas televisivas, spots de rádio, anúncios em revistas e jornais.


Trata-se da propaganda tradicional, quando o usuário é “interrompido” pelo anúncio, podendo, por exemplo, não ter nenhuma familiaridade ou interesse nele. Você vai atrás do seu cliente.


Isso também vale para times de venda com prospecção ativa, aqueles com vendedores que ligam ou mandam e-mails para possíveis clientes, de acordo com listas de contato recebidas.


O Inbound Marketing


Contrariando o outbound, o Inbound Marketing tem o objetivo de fazer com que o futuro cliente chegue até você por meio de informação. Nada mais efetivo que fazê-lo encontrar sua marca a partir de uma dúvida que essa persona já tem, porque ela chegará até você, dentro (“IN”) da sua loja, mais preparada para fechar uma compra.


O Inbound Marketing se baseia muito na jornada de compra e no funil de vendas, de forma a relevar os passos de atrair, educar, considerar e decidir comprar. Assim, a cada passo, você prepara o usuário para a próxima etapa, por meio de um conteúdo bem estruturado.


Vamos exemplificar o Inbound Marketing?


Você tem uma loja de calçados e, entre os produtos, está um tênis de corrida. Que tal produzir um e-book com o título “Guia para começar a correr”, que pode ser baixado em uma Landing Page. Como você já aprendeu sobre Landing Pages, o usuário só pode baixar o e-book caso deixe seus dados. Os dados alimentam uma base de leads - ou seja, uma lista de interessados no assunto.


Dali dois dias, esse lead recebe um e-mail marketing, listando posts do blog da sua loja sobre os equipamentos e acessórios necessários para ser um bom corredor. Se o lead abre esse e-mail, quer dizer que ele está ainda mais interessado. Mais ainda: se ele clicou e foi até o post, se tornou uma oportunidade.


Com um bom sistema de automação de marketing (como o RD Station, por exemplo), essa pessoa oportunidade receberá um e-mail dali mais dois dias com ofertas de tênis de corrida, comparando os produtos em questão de acordo com o perfil de corredor. Sua persona está na fase de consideração e, se abrir e clicar em alguma oferta, seu sistema de automação será inteligente o suficiente para reenviar um e-mail com a oferta clicada - quem sabe com algum desconto...


Então, basta que seja feita a escolha. O usuário vai lá, coloca o tênis no carrinho virtual e... pronto! Você conseguiu seu cliente.


Entendeu? Por meio do Inbound Marketing, compreendendo a jornada de compra e o funil de vendas, você “esquentou” (ou, em marketês, “nutriu”) o usuário até que ele esteja preparado para comprar.


Está achando que acaba por aí?


Nada disso! Você quer que essa pessoa volte a comprar na sua loja, não é? Então, que tal encantá-la com um serviço VIP?


Ofereça um código de desconto para a próxima compra, ou caso o cliente indique sua marca para outro cliente.


Faça uma pesquisa com especialistas sobre o tempo de vida útil de um tênis e programe seu software de automação para enviar um e-mail com novas ofertas quando seu cliente completar esse tempo.


Trate-o como você gostaria de ser tratado. Simples assim.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page