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Primeiros passos no marketing digital

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Já falamos exaustivamente sobre a importância da presença digital, mas você sabe quais são os primeiros passos no marketing digital que sua empresa precisa dar? Neste post, trazemos os itens aos quais você deve se atentar na criação vida online do seu negócio.


Tenha um site


Primeiramente, saiba que site é o seu cartão de visitas online. Não ter site ou ter um site ruim mancham a imagem online da sua empresa. Invista nisso, o retorno pode ser surpreendente.


Nele, conte a história da empresa, seus clientes ou casos de sucesso mais importantes, fale sobre seus produtos e serviços. Se tiver uma loja, transforme seu site em um e-commerce - nada mais atual que vender online.


Ah, e jamais se esqueça de colocar uma página de contato, com endereço (caso tenha sede física), telefone e e-mail.


Desenhe suas personas


Ao criar sua presença digital, você precisa definir duas pessoas: a brand persona e a buyer persona.


Brand persona


A brand persona faz parte da estratégia de marca, o famoso branding. Ela é a voz e a cara da sua empresa, que dita o tom da sua comunicação. Ou seja, a brand persona “fala” pela sua empresa, como a Magalu faz com o Magazine Luiza.


No vídeo abaixo, a gente fala mais sobre isso.


Buyer persona


As buyer personas são o seu cliente ideal, uma pessoa que você definiu a partir da experiência da empresa, dos clientes que você já tem e dos clientes que você quer conquistar.


Fizemos este post com todos os detalhes de como criá-las e porque persona é diferente de público-alvo.


Pesquise a concorrência


Para se destacar no mercado, você precisa prestar atenção às ações dos seus concorrentes. O que eles estão fazendo? O que estão falando? Sobre quais assuntos têm melhor retorno, mais compartilhamentos ou curtidas? Como se posicionam e qual é o tipo de linguagem?


Crie um blog e faça sua estratégia de conteúdo


Faça um planejamento de palavras-chave e defina conteúdos que são interessantes para a sua buyer persona. Isso faz parte da sua estratégia de SEO e serve para que sua empresa seja encontrada no Google sempre que pesquisarem assuntos relacionados aos serviços ou produtos que você vende.


Veja neste post a diferença entre blog e site.


Escolha as redes sociais, crie seu perfil e sua estratégia


Agora que você já sabe quem é sua persona, como você quer se posicionar e como sua concorrência se coloca na internet, você pode definir onde quer estar.


Quais redes sociais a sua persona mais utiliza? Onde você vai encontrar novos clientes e continuar conquistando seus clientes atuais?


Mais importante que isso: que assuntos eles mais gostam de ver, interagir e compartilhar? É aí que começa sua estratégia de redes sociais.


Tenha regularidade nas postagens, crie um calendário com temas e preste atenção às datas comemorativas.


E não se esqueça de ser participativo(a) nas redes da sua empresa. Interaja com a audiência e cuide das boas práticas. Para isso, fizemos dois posts especiais sobre o que fazer e o que não fazer nas redes. Veja abaixo:

  • 5 dicas para ter engajamento nas redes sociais

  • 10 erros na gestão de redes sociais

Para mais dicas sobre planejamento de marketing, clique aqui. E, se precisar de ajuda na sua missão, clique no botão abaixo para falar com a gente!

 
 
 

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