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O que seu cliente quer de você?

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Como diria Vicente Falconi no seu livro “Gerenciamento da Rotina do Dia a Dia”, nós trabalhamos para ajudar outras pessoas a sobreviverem. Sobrevivência é alimentação, educação, moradia, higiene, lazer, socialização, arte e tudo o que fazemos desde quando acordamos até quando estamos dormindo.


Sua empresa faz isso? Como você ajuda seu cliente a sobreviver? Lembre-se que a sobrevivência de que estamos falando não é, simplesmente, a subsistência. Você pode estar existindo, mas será que ainda está realmente vivo?


Repense sobre o que o seu cliente quer


Está abstrato demais? Ok, vamos simplificar. Fizemos um guia de perguntas para ajudar você a compreender os pontos de atenção na comunicação da sua empresa e a real relação que você terá com o cliente.

  • Como o seu cliente vai encontrar você? Na internet? Por indicação? Por venda ativa?

  • Quais são os problemas que seus produtos ou serviços podem resolver?

  • Como isso facilita a vida do seu público?

  • Que sentimentos seus produtos ou serviços despertam em quem os adquire?

  • Qual é o processo pelo qual ele passa para decidir essa compra? É longo? Exige muita pesquisa? Lembre-se de que você precisa ter uma estratégia para cada um desses momentos.

  • Como será a experiência na hora que ele receber o produto ou serviço? E o seu pós-vendas?

  • Como e por que o seu cliente vai querer contratar ou comprar de você novamente?

  • O que eu posso fazer para que ele seja um embaixador da minha marca?

Se ainda está difícil responder, faça uma pesquisa com quem já comprou de você. O que ele esperava dessa transação? Por que comprou? Como foi a experiência? Por que compraria ou não compraria novamente?


Ter pontualidade, bons produtos, serviços corretos e bom atendimento não são mais suficientes. A concorrência está acirrada, cada dia mais. Qual é o seu diferencial?


E, antes de qualquer coisa, lembre-se: você está falando com pessoas. A não ser que você seja um robô ou extraterrestre, você sabe exatamente o que pessoas sentem.

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