O que é Content Shock e como contornar o problema?
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2023
Você já ficou confuso(a) com tanta informação disponível, bombardeando você a cada segundo não é? Isso se chama Content Shock, choque ou excesso de conteúdo.
Como “pessoa física”, você pode entender isso melhor que ninguém. É muita coisa rolando em todos os tipos de mídia, e você não consegue consumir tudo. Agora, como “pessoa jurídica”, o que fazer? Será que sua mensagem não está chegando à sua persona por causa do Content Shock? Será que sua estratégia de “digital marketing” ou “content marketing” é sustentável?
Mark Schaeffer cunhou o termo Content Shock para explicar esse fenômeno, adicionando o fato de que a produção de conteúdo cresce exponencialmente, mas o interesse por esse conteúdo não cresce tanto assim.
Como se destacar em meio ao Content Shock?
Vamos falar um pouco sobre como ultrapassar o Content Shock e fazer a sua empresa se destacar?
Conteúdo de qualidade é a essência dessa solução. Tenha certeza de que o seu texto, post, suas redes sociais respondem à pergunta da persona de maneira completa.
Usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que seu conteúdo se destaque nas buscas no Google e atinja posições mais altas, naturalmente eleva seu site.
Volume, quantidade...isso não é tudo. Pra quê fazer 40 textos sobre o mesmo assunto se você pode juntar tudo em um e-book ou em um post mestre, por exemplo?
Lembre-se: o algoritmo dos sites de busca estão mais inteligentes e se importam com seu conteúdo efetivamente respondendo à pergunta do consumidor. O cliente está sempre no centro!
Que tal explorar o não explorado? Veja o que a concorrência está fazendo e encontre outro enfoque. Mais do mesmo não vale mais.
Proporcione valor à audiência. Dê informação completa e que cause algum sentimento, como alegria, satisfação, conforto.
Baseie-se em dados para fazer seu planejamento de marketing de conteúdo.
Crie conteúdo com o qual as pessoas possam interagir. Que tal mudar um pouco e fazer testes, vídeos, quiz, realidade virtual, inteligência artificial, chatbot? Você pode explorar muito online.
Ainda em dúvida? É só clicar no botão abaixo para que a gente ajude você a resolver! ;)
Comments