top of page

Marketing Tradicional ou Marketing Digital: diferenças

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Se antes as pessoas recebiam informação e escolhiam o que consumir por meios tradicionais, como propagandas da TV, outdoors, panfletos e spots em rádio, agora a fonte de referências, empresas, produtos e serviços mostra uma infinidade de opções no meio digital.


Ou seja, pode não haver diferença no conceito, mas há diferença no modo de fazer.


Marketing Tradicional


No Marketing Tradicional, as marcas precisam aparecer em grandes veículos de comunicação para maior alcance de pessoas. Entre essa massa que recebe a propaganda do que a empresa quer comunicar, alguns consumidores se interessam.


Viu os negritos ali em cima? Vamos nos atentar a essas palavras:

  • Aparecer. Assim, sem ser chamado. Interromper seu programa favorito, ocupar uma página inteira de revista ou algo do tipo.

  • Maior alcance de pessoas. A massa mesmo, afinal, quanto mais gente receber o estímulo, mais chance de encontrar as pessoas certas para se tornarem clientes.

  • Recebe. O público realmente recebe. Ele não solicitou.

  • A empresa quer. A estratégia passa exatamente pelo que a empresa quer comunicar, e não exatamente pelo que o consumidor quer receber.

  • Alguns consumidores. Geralmente, precisa-se de um alcance gigante para conquistar apenas alguns consumidores.

Normalmente, por conta do custo, somente as grandes empresas se destacam para atingir um grande público.


Marketing Digital


Por outro lado, no caso do Marketing Digital, a estratégia é ter o consumidor no centro. Entender o que ele quer, encontrar a melhor maneira e meio para comunicar-se com ele e oferecer um posicionamento que compactue com seus anseios é essencial.


No Marketing Digital, as pessoas encontram o que precisam por meio de informação assertiva, que as torna conscientes de suas necessidades e do que pode saná-las. Ao mesmo tempo, as empresas são responsáveis por produzir conteúdo de qualidade para que o consumidor chegue pronto no fim da jornada de compra, preparado para fechar negócio.


Em suma:

  • As pessoas encontram. Sem interrupções, elas pesquisam o que precisam, na hora que querem, seja no Google ou nas redes sociais.

  • Informação assertiva e produzir conteúdo. Fazendo uma reflexão da jornada de compra do seu usuário, você sabe exatamente quais são as dores que seu público-alvo tem em cada passo até chegar à compra, e pode planejar conteúdo dedicado. O Inbound Marketing funciona dessa forma.

  • Chegue pronto. Depois que você educou a demanda, o cliente chega preparado, com menos dúvidas e mais chances de fechar negócio.

O digital é um espaço democrático e barato para qualquer tamanho de empresa.


Reflexão importante


No Brasil, apenas cerca de 75% de pessoas têm acesso à internet. E todo mundo é consumidor de alguma forma, independentemente de classe socioeconômica ou idade.


Além disso, muita gente não confia no e-commerce, por não poder ver produtos fisicamente, ter um atendimento personalizado ou, até mesmo, não confiar nas lojas ou não querer colocar seus dados na internet.


Portanto, o Marketing Tradicional tem uma relevância gigante no nosso país. O que precisa ser regra é compreender seu cliente, onde ele está, do que ele precisa e como você pode ajudá-lo a chegar onde ele quer. Ou seja, ter uma estratégia de Marketing.


E, obviamente, a gente reforça que o Marketing Digital é para todo mundo, seja qual nicho for. Na nossa atual realidade, então, isso é indiscutível.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page