Home Office: como trabalhar em casa?
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2023
Fazer home office diante da realidade de uma pandemia se tornou uma opção válida para reduzir riscos de contágio sem perder a produtividade. Toda nossa operação acontece em home office, portanto, criamos alguns hábitos que gostaríamos de compartilhar com vocês.
Seja em época de quarentena de coronavírus (COVID-19) ou apenas uma escolha e oportunidade de dinâmica da empresa, trabalhar em casa pode ser uma opção excelente para quem sabe autogerir seus afazeres.
O que é home office?
Traduzindo, o termo home office quer dizer “escritório em casa”. Trata-se de pessoas que não precisam se deslocar para o trabalho em um escritório determinado.
O home office é uma prática bastante comum para profissionais de comunicação, artes e design, contadores e até advogados. Youtubers e influenciadores digitais começam com home office, também.
Mas a produtividade não cai?
Muito depende da organização do colaborador, da confiança do empregador e dos mecanismos de comunicação.
A Officeless é um movimento pró-home office que dá cursos e treinamentos sobre como ser produtivo sem ter que estar em um escritório. Autonomia, propósito e confiança são o que a Officeless prega para um home office bem aproveitado. Eles prepararam um guia sensacional sobre o home office em época de emergência. Você pode acessar aqui.
Dicas para fazer home office
Abaixo, trazemos alguns macetes para encarar o home office sem prejudicar a sua empresa e o seu desempenho.
Responsabilidade
O combinado não sai caro. Alinhe com a liderança e a equipe quais são as expectativas, metas e o formato de acompanhamento durante o período de home office, como relatórios semanais ou diários.
Use ferramentas e mantenha contato, afinal, uma empresa só funciona bem se todos estão alinhados. E faça seu trabalho, não é? Enganar sua empresa e ganhar salário depois é bem feio.
Confiança e comunicação
Liderar a distância não é tarefa fácil, mas, com boa comunicação e segurança na equipe, isso se torna possível.
Por outro lado, depender do seu líder a cada passo e ter que prestar contas a todo segundo chega a ser cafona de tão ultrapassado.
O ideal é criar uma cultura de confiança e comunicação, estimular a autogestão e dar liberdade.
Ferramentas
Que tal usar ferramentas de produtividade e gestão de tarefas? Com elas, você consegue ter plena noção das suas tarefas e do que sua equipe está fazendo. Alguns exemplos são, Trello, Asana, Monday.com e Jira.
Estude-os, encontre mais opções e decida com a ajuda de todos qual se encaixa melhor no seu método de trabalho. Depois, alinhe com todos como isso funcionará e como o trabalho será medido.
Com metas e cálculos de produtividade claros, dificilmente haverá do que reclamar.
Tenha um espaço
Nada de ficar trabalhando na cama ou no sofá. Você precisa ter um espaço específico para focar, sem sofrer intervenções do seu lar, como animais de estimação, filhos, serviços domésticos ou o seu sedutor travesseiro.
Não se preocupe: a Netflix vai esperar por você depois do expediente. O banheiro não vai ficar tão mais sujo se você esperar algumas horas para limpá-lo. Você sempre pode dobrar as roupas limpas depois.
Então, lembre-se: hora de trabalhar é hora de trabalhar, assim como lugar de trabalhar é lugar de trabalhar.
Não trabalhe a mais
Tenha seu horário de trabalho e não extrapole. Trabalhando em casa, é muito fácil perder a noção do tempo e seguir até altas horas. Determine seu horário e respeite - exatamente como se você fosse perder o ônibus.
Nós, da Wannabe Digital, desejamos que você esteja totalmente protegido(a) e que o problema se encerre logo. Mas, para isso, todos nós precisamos agir com cautela. Evite aglomerações e cuide da higiene.
Comments