top of page

Evitando a procrastinação: algumas ideias e 5 apps

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 19 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Liste seus afazeres

Tenha uma lista diária do que você precisa fazer. É bem fácil empurrar com a barriga se você nem sabe o que está empurrando. Indicamos aplicativos como Todoist e Evernote para que você se organize, mas a boa e velha agenda de papel faz o mesmo...papel.


Deadlines e recompensas

Determine a data limite (deadline) de entrega do trabalho. Se puder determinar o horário, melhor ainda.


Ao conseguir completar a tarefa antes do deadline, que tal se recompensar? Pode ser a hora de fazer uma caminhada curta, olhar o feed do Instagram ou pegar um cafezinho.

A pressão do deadline pode ser o que você precisa.


Técnica Pomodoro

A famosa Técnica Pomodoro consiste em dividir seu trabalho em espaços de tempo determinados, com pequenos intervalos. O tempo recomendado é de 25 minutos de produtividade para 5 minutos de intervalo. A cada 4 espaços de tempo produtivos, você pode fazer um intervalo maior de, no máximo, 30 minutos.


Observe quantos intervalos são necessários para que você complete afazeres cotidianos. Assim, você pode estimar quanto tempo leva para cada trabalho. Procure “pomodoro” na loja de aplicativos do seu smartphone - há dezenas!


Curiosidade: essa técnica foi criada por Francesco Cirillo, inspirada naqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate (“pomodoro” em italiano).


Faça outras coisas

Parece esquisito, até controverso, mas pode ajudar. Muitas vezes, você está procrastinando porque seu cérebro está realmente com dificuldades de completar uma tarefa, e não porque está com preguiça. Frequentemente, o bloqueio criativo pode levar à procrastinação, por exemplo.


Dê um tempo para a sua cabeça fazendo outras tarefas do dia a dia, com prioridade para as mais operacionais, que não exigem tanto esforço mental. Depois, volte ao afazer inicial.

Isso também serve para problemas para os quais você não está achando solução. Dar uma oxigenada nas ideias pode ajudar você a encontrar a luz.


Bloqueie distrações

Smartphones e computadores têm à disposição aplicativos que bloqueiam redes sociais e algumas funcionalidades durante um tempo. Use a tecnologia a seu favor e, literalmente, seja obrigado a retomar o que você deixou para depois.


Exemplos de aplicativos: AppBlock, Stay On Task e Forest - este último simula o crescimento de uma semente até se tornar uma árvore em ciclos de meia hora, é bonitinho.


Força de vontade

Procrastinar é normal e todo mundo faz. Se você empurrou algo com a barriga e o prazo ainda existe, coloque uma playlist de concentração (dizem que synthwave e música clássica ajudam) e bora arregaçar as mangas!


Respire fundo, bloqueie tudo o que pode distanciar você de fazer algo, diga adeus à procrastinação e...foco. Apenas comece.


Ainda está difícil? Ok, aqui vai o tratamento de choque: procrastinar demais pode fazer você perder seu emprego. Fui convincente agora?


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page