top of page

Como marketing e atendimento se complementam

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 26 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Entender como marketing e atendimento se complementam é um exercício de lógica. Quando se compra um produto ou serviço, o mínimo que se espera é um suporte sólido no pós-vendas. Porém, ainda há uma faceta pouco explorada nessa parceria: a forma como um alimenta o outro.


Como o atendimento influencia o marketing?

Quem está lá, no front de batalha, é o atendimento. Você sabe que é assim mesmo: quem toma “porrada” é quem está em contato direto com seu cliente. Ou seja, o atendimento sabe do que a persona precisa.


O marketing pode se beneficiar disso para criar estratégias de preço, conteúdo, descontos, criação de uma sessão de “Perguntas frequentes”, entre tantas outras nuances que você nem imaginava - mas que o atendimento acessa diariamente.


Como o marketing alimenta o atendimento?

O marketing fornece o material que poderá qualificar seu futuro cliente. Por exemplo: e caso de dúvidas sobre qual colchão comprar, o atendimento pode enviar um guia sobre colchões ou um vídeo explicando as diferenças. Esse material rico, que tira todas as dúvidas da persona, é o marketing que faz.


Também, é papel do marketing observar a jornada de compra do cliente, compreender as dores em cada etapa e saber como resolvê-las, podendo munir o atendimento desse tipo de informação.


Além disso, questões de tom de fala, palavras a utilizar e forma de se comunicar com o cliente são decididas no planejamento de marketing. Dessa forma, um treinamento bem feito sobre esses assuntos faz com que todas as pessoas que fazem parte do atendimento tenham um formato de comunicação homogêneo e relacionado ao que é feito no marketing digital, como nas redes sociais ou blogs. No vídeo abaixo, sobre brand persona, falamos bastante sobre isso.


E aí, já conhece sua brand persona? Atendimento e marketing se complementam na sua empresa? Fazem parte da mesma equipe de marketing digital? Conte para a gente nos comentários!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page