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Como estruturar uma equipe de Marketing Digital?

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Não é fácil estabelecer a estrutura ideal para uma equipe de Marketing Digital, já que as empresas têm visões e necessidades diferentes. Dessa forma, o primeiro passo sempre deve ser conversar com especialistas, para que eles possam identificar as lacunas caso você não tenha muito conhecimento do assunto.


A Wannabe Digital faz esse trabalho de assessoria, mas não é sobre isso que viemos conversar. Antes de vender nosso serviço, a gente vai explicar como estruturar uma equipe de Marketing Digital de acordo com as necessidades desse ramo.


A equipe de Marketing Digital


De forma geral, e para uma estrutura bem simples, os profissionais de Marketing Digital abaixo precisam ter lugar na sua empresa.


Gerente de Marketing


O maestro da orquestra precisa conhecer de tudo um pouco, saber liderar, fazer gestão de pessoas e compreender métricas e nuances do Marketing Digital (para saber cobrar).


Mais do que isso, saber delegar é essencial para deixar com que especialistas consigam ter autonomia no trabalho. Lembre-se: ninguém sabe tudo, por isso, uma equipe inteira é contratada.


Média salarial: R$ 7.000,00


Analista de Conteúdo


O analista de conteúdo tem a responsabilidade de compreender o tom de fala da empresa, as boas práticas de comunicação, gerir redatores externos ou fazer a redação, produzir materiais ricos de informação para que a empresa passe sua mensagem da melhor forma.


Além disso, esse profissional precisa ter conhecimento profundo de SEO, ou seja otimização de conteúdo para que a empresa seja encontrada nos motores de busca.

Esse profissional define a voz da sua marca.


Média salarial: R$ 2.200,00


Analista de Redes Sociais


As redes sociais são o cartão de visita do mundo atual. Uma rede bem configurada, com boas imagens e textos interessantes são ponto a favor na sua estratégia.


Muitos seguidores, alcance e envolvimento com as postagens mostram que sua empresa é engajada, mas não somente isso: mostram que as pessoas se importam com o que você tem a dizer.


O analista de redes sociais (o famoso social media) faz toda a estratégia, desde a escolha das redes sociais corretas para seu tipo de empresa, até que conteúdo será postado, em que horário. Ele também vai responder às dúvidas que surjam na sua rede, por isso, é importante que atue ao lado do Analista de Conteúdo.


Média salarial: R$ 1.900,00


Analista de Performance / Mídia


Sem dúvidas, você já foi impactado por um anúncio online, seja lendo um texto em um site de notícias, rolando as postagens do Facebook ou olhando stories do Instagram.


Quem faz essas propagandas é o profissional de mídia e performance. Ele literalmente vai administrar seu orçamento de propaganda e compreender em que redes e formatos sua marca performa melhor. E, depois disso, entregará relatórios com resultados.


Média salarial: R$ 3.800,00


Diretor de Arte / Designer


A gente compra com os olhos, isso é inegável. Imagens, vídeos e materiais que chamem atenção do consumidor é necessário.


Os profissionais citados acima não performam seu trabalho direito se não houver peça de arte para colocar nas postagens, nos textos e nos anúncios. Eles são essenciais para a harmonia visual da sua empresa, e matam o amadorismo com artes bem estruturadas.


Média salarial: R$ 3.300,00


Profissionais de Marketing Digital ainda mais aprofundados


Já falamos sobre uma equipe “básica” para Marketing Digital. Agora, veja mais profissionais que podem levar a sua empresa a um novo patamar.


Analista de SEO


Lembre-se da história de ser encontrado no Google e do quanto isso é importante para a sua empresa? Já falamos sobre o SEO aqui. É esse o profissional que vai entender as necessidades de conteúdo e as buscas do seu público-alvo, e decidir sobre que temas sua empresa deve falar.


Média salarial: R$ 2.600,00


Analista de Inbound Marketing


O Analista de Inbound Marketing se preocupa com a jornada de compra do consumidor constantemente.


O funil de vendas é o “bebê” desse profissional, porque sua missão é preparar a audiência para passar para um novo estágio na jornada, fazendo com que, por meio de conteúdo, as pessoas conheçam sua marca, seu produto e, finalmente, comprem e indiquem a outras pessoas.


Esse profissional tem uma das maiores parcelas na escolha da sua persona, também, já que trabalhará diretamente com elas, assim como o Analista de Conteúdo e o Analista de SEO.


Média salarial: R$ 3.000,00


Redator


O redator, além de produzir conteúdo, precisa ser um gênio das sacadas. Títulos de textos e e-mails, slogans e conteúdo com sagacidade para que os anúncios sejam chamativos são primordiais. E criatividade pode ser ensinada, mas também pode ser nata.


Média salarial: R$ 2.200,00


Relações Públicas / Analista de Marketing de Influência


Uma das métricas mais interessantes para que seu site tenha relevância e seja encontrado pelo Google é que sites importantes levem para o seu site. Isso também funciona quando não estamos falando apenas de links online.


Pessoas tendem a escutar marcas e outras pessoas influentes. O trabalho do RP ou Analista de Marketing de Influência é criar conexões com esses influencers, fazendo com que eles falem da sua marca ou indiquem seu produto.


Média salarial: R$ 2.800,00


Especialista em UX / UI


Você já entrou em um site no qual ficou completamente perdido(a)? Queria encontrar um produto específico ou informação, mas não entendia como se achar dentro da página? E, sem encontrar, como consumir?


UX significa User Experience, ou seja, experiência do usuário. O profissional da área tem a missão de, literalmente, deixar as coisas fáceis e navegáveis, induzindo o usuário a fechar negócio.


Média salarial: R$ 4.500,00


Programador


Por trás de muita tecnologia, sempre tem uma pessoa afundada em códigos. O programador tem a função de não só literalmente desenvolver sites, mas também de conectar todas as ferramentas para que funcionem perfeitamente.


Média salarial: R$ 2.500,00


Growth Hacker


O Growth Hacking surgiu como uma estratégia de marketing sistematizada em 2010, levando em consideração uma tese já muito utilizada: os testes.


Baseado em teste de hipótese com foco em performance e crescimento (ou seja, growth), o growth hacker faz testes e experimentos incessantemente, para descobrir o que dá certo para determinada empresa.


Média salarial: como uma profissão relativamente nova, não há consenso. Porém, estima-se que flutue entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00.


Analista de BI


Especialista em estatística, números e inteligência (coisas que não domino…), o BI organiza os dados de todas as mídias possíveis em relatórios, gráficos e tabelas compreensíveis para pessoas como eu.


Dessa forma, com base em dados reais e fidedignos, é possível compreender quais ações deram certo e quais não deram, tendo isso como guia para as futuras ações. O BI é seu oráculo.


Média salarial: R$ 4.500,00


Que tal terceirizar?


Se você não tiver condições de arcar com os altos custos de formar uma equipe, ou entende que o Marketing Digital não é a maior prioridade da sua empresa, sempre há a oportunidade de terceirizar o serviço. Para isso, procure empresas e agências que atendam às suas maiores necessidades.


Aqui, na Ajuda Tereza, oferecemos serviços de consultoria e assessoria para que as empresas entrem no meio digital de forma fácil, simplificada. Até porque, antes de formar uma grande equipe, é necessário que você compreenda que tipo de comunicação digital deve ser feita dentro da sua empresa. Será um prazer poder ajudar você a identificar essa necessidade.

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