5 melhorias que o Inbound Marketing pode trazer para sua empresa
- Tuanny Honesko
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Já falamos sobre o Inbound Marketing aqui. O processo é essencial para captar clientes para a sua empresa, e fizemos este post para complementar seu conhecimento, contando as melhorias que esse método pode trazer.
1) Automação de marketing
Você não precisa fazer tudo manualmente, e pode tratar seu lead automaticamente. A automação de Marketing não é exclusiva do Inbound, mas encontra nele seu solo mais fértil.
Cada etapa do funil de vendas pode ser prevista e planejada, e seu marketing de conteúdo vai rodar sem que você precise dedicar atenção a ele todos os dias, a toda hora.
É simples, fácil e indolor. Com ferramentas como Hubspot, RD Station e Mailchimp, você cria sua landing page, seu fluxo de e-mails de nutrição, consegue ótimos relatórios de performance e consegue levar a persona para a próxima etapa, até que ela se converta em cliente.
Pode dormir em paz sabendo que tudo está funcionando sem que você precise se preocupar. Basta que você tenha o cuidado de checar periodicamente se o conteúdo planejado ainda faz sentido para o seu público.
2) Entender melhor sua persona
Seus potenciais clientes têm gostos e dúvidas específicas. Entendê-los é fundamental para que você crie um conteúdo satisfatório.
Visualize cada etapa do funil de compra como uma pista. Se, no meio do caminho, você perdeu muitos leads e a sua conversão não está como você gostaria, pode descobrir o porquê com uma boa estratégia de Inbound Marketing e bons relatórios das ferramentas citadas acima.
Qual etapa perdeu mais pessoas? Que tal repensar essa etapa? Pense no seu público-alvo e em como está tentando impactá-lo. Se houve perda, algo por ali não está certo e não faz parte do gosto da sua persona.
3) Atingir pessoas que não conhecem sua empresa
Gerar leads pode ser considerado um dos maiores objetivos do Inbound Marketing. Quanto mais pessoas se interessarem pela sua empresa, mais negócios você fechará.
Pode ser que a Beatriz nunca tenha precisado comprar uma maleta de ferramentas, não tem contato com o assunto e nem sabe por onde começar. Porém, ela se mudou recentemente e precisa fazer pequenos reparos em casa.
O Inbound Marketing age por meio do conteúdo. Se você tem uma loja de ferramentas e cria um conteúdo muito explicativo sobre “como escolher uma maleta de ferramentas” ou “maletas de ferramentas boas e baratas”, você atinge a dor da Beatriz e a resolve. Normalmente, ela nem saberia da sua existência. Agora, ela é sua fã.
4) Mostrar sua autoridade
Vamos falar da Beatriz novamente. Pense que ela precisa saber como montar um móvel ou que ganchos escolher para pendurar a rede na sacada (Beatriz, eu invejo você, adoraria uma rede na sacada).
O seu site ajudou a Beatriz no momento da maleta de ferramentas. Na cabeça dela, quando ela pensar no assunto, você será a primeira opção. Você se tornou referência.
Por meio do Inbound Marketing, fazendo com que a persona chegue até você por meio de um conteúdo rico, você mostrou que sabe muito sobre o que ela tem dúvidas. Você é a autoridade no assunto, e quem não quer comprar com quem tem confiança?
5) Desenhar o processo de vendas
Pegue as informações que falamos no item 2 e faça algo com elas. Desenhe seu processo de vendas e o conteúdo pertinente a cada um por meio de relatórios sólidos, não apenas achismos.
O Inbound Marketing se utiliza de ferramentas que trazem relatórios constantes. Preste atenção neles e garanta que todo processo satisfaz seu futuro cliente. E não se esqueça de que, depois de cliente, ele precisa ser seu fã. O “volte sempre” é extremamente importante.
Comments