top of page

5 dicas para ter engajamento nas redes sociais

  • Foto do escritor: Tuanny Honesko
    Tuanny Honesko
  • 6 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

Engajamento nas redes sociais é a moeda de troca dos influenciadores. Ter fãs ou seguidores não adianta mais. Isso também vale para a sua marca. De que adiantam 50 mil seguidores se não há ninguém falando sobre a sua marca, nem compartilhando ou salvando seu conteúdo.


O engajamento comprova que o seu conteúdo responde à dor da sua persona, interessa a ela, causa algum efeito. Quem tem engajamento vende mais.


1. Participe ativamente das redes sociais


Responda aos comentários e interaja com seu público. Crie enquetes, pesquisas, pergunte. Mais do que isso, siga hashtags e procure pessoas novas, mostre que você existe comentando assuntos pertinentes às postagens dessas pessoas, e o quanto você pode agregar se elas seguirem você.


2. Gere valor


Conte tudo, tudo mesmo. Ofereça o que você sabe, entregue conteúdo de qualidade, conte sua história, seus macetes e seus segredos.


“Mas a concorrência não vai copiar?”


Pode até copiar, mas você já faz e precisa ter confiança de que faz melhor. Senão, de que adianta?


E lembre-se: ninguém quer usar rede social para comprar. As pessoas utilizam as redes para socializar. Então, cuidado ao exagerar em posts de promoções. Falamos sobre os erros nas redes sociais neste post.


3. Humanize as redes da sua empresa


Pessoas querem ver pessoas. Se você faz negócios com outras empresas, lembre-se de que, por trás de cada empresa, está uma pessoa - ou várias.


Mostre a cara do CEO, dos analistas, vendedores, dos profissionais da manutenção. Isso faz com que seu público se identifique. Afinal, que vai comentar ou curtir é uma pessoa, não um robô.


4. Segmente públicos e canais


Entendendo seu segmento e as suas personas, crie conteúdos dedicados a elas e utilize as redes sociais corretas.


Por exemplo: você tem uma empresa que terceiriza serviços de limpeza para empresas. Seus objetivos são conseguir empresas-clientes e angariar faxineiras para serem agenciadas. Claramente, você tem três personas desenhadas, sendo elas: o empresário de multinacional, a pessoa do RH/Infraestrutura dessa empresa e a faxineira. Quais canais são mais interessantes para cada uma dessas personas? E quais assuntos?

  • Escreva um post sobre a importância da manutenção do ambiente de trabalho para o bem estar dos funcionários e o quanto isso afeta na produtividade. Compartilhe isso no LinkedIn. Tenho certeza de que o empresário e a pessoa do RH estão lá.

  • Compartilhe um post sobre oportunidades para faxineiras se profissionalizarem ou complementarem renda no Facebook, rede extremamente usada por essas profissionais.

“Cada um com seu cada qual”. Entenda a persona, saiba onde ela está e compartilhe o que interessa a ela.


5. Use os dados a seu favor


Analise os posts que deram melhores resultados em engajamento. Quais foram mais salvos, quais receberam mais comentários, quais foram mais compartilhados?


Compreenda os assuntos e o porquê, e faça novamente! Mude o enfoque, pode repaginar ou até mudar de formato. Se era um vídeo, transforme em texto ou em infográfico, por exemplo.


Além disso, mantenha-se atualizado(a). Assuntos em voga geram engajamento. Só tome cuidado para não entrar em polêmica.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page